Home > Blog > Existe infarto sem dor? Saiba quando procurar atendimento

Existe infarto sem dor? Saiba quando procurar atendimento

| Cardiologia geral
existe-infarto-sem-dor-saiba-quando-procurar-atendimento.png

A dor no peito é constantemente associada como um sintoma característico do infarto. Porém, esse não é o único sintoma que pode indicar que algo não vai bem com o seu coração. Inclusive, há muitos casos de infarto sem dor, principalmente nas mulheres.

No artigo de hoje, vou mostrar o que é um infarto silencioso e como você pode se prevenir, identificando outros sinais do seu corpo e, é claro, se cuidando sempre.

O que é o infarto silencioso?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no seu cardiômetro, cerca de 1.069.653 pessoas morreram no Brasil por conta de infarto do miocárdio, angina e outras doenças isquêmicas do coração nos últimos anos. Mais de 30% das vítimas são mulheres, sendo que elas têm maiores chances de sofrer um infarto silencioso.

Isso ocorre porque algumas pessoas infartam sem dor no peito, em uma condição conhecida como isquemia miocárdica silenciosa. Os mecanismos envolvidos nessas situações não são completamente conhecidos, mas acredita-se que ocorra algo semelhante a um equivalente anginoso, ou seja, um sintoma bem similar à dor no peito e de isquemia miocárdica, mas que não é angina (dor no peito, causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração).

Em geral, um infarto silencioso é detectado somente após um eletrocardiograma. Porém, essa não é uma condição comum. A isquemia miocárdica silenciosa atinge de 2% a 4% da população, incluindo homens e mulheres.

O infarto sem dor é menos perigoso?

Não. Mesmo que não cause dor no peito aparente, a evolução do infarto silencioso pode resultar no desenvolvimento de angina de peito, bem como um novo infarto do miocárdio e morte súbita, em especial nos indivíduos com comorbidades (hipertensão, colesterol alto, diabetes, entre outros).

As mulheres na menopausa também precisam de um cuidado maior, já que esse é um período em que há aumento dos riscos ao coração. Sendo assim, mesmo nos casos de infarto sem dor, elas precisam ficar atentas.

Quais sinais podem ajudar na identificação de um infarto?

Como dito antes, o infarto silencioso é normalmente identificado após um eletrocardiograma. No entanto, os pacientes que já fazem acompanhamento com cardiologista, devem ficar atentos a outros sinais, que também podem indicar um infarto no miocárdio. São eles:

1 – Falta de ar

Uma das sensações mais comuns durante um infarto é a falta de ar. Ela ocorre justamente porque os sistemas circulatório e respiratório não estão funcionando de modo adequado, prejudicando o envio de oxigênio dos pulmões para o sangue.

2 – Náusea, indigestão ou dor abdominal

É comum que a náusea, a indigestão e as dores abdominais sejam vistas apenas como um desconforto digestivo, causado por uma “comida que não caiu bem”. Mas, se esses sintomas persistirem por muito tempo, ou forem intensos e não melhorarem com analgésico simples, o ideal é consultar um médico, pois pode ser um sintoma de infarto ou outra condição associada.

3 – Baixo débito cardíaco

O paciente pode verificar quadros de arritmias ou redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, em uma condição conhecida como baixo débito cardíaco. Inclusive, a diminuição do débito cardíaco pode comprometer a perfusão sistêmica (passagem de líquido no sistema circulatório, ocasionando a acidose metabólica e alteração no pH do organismo).

4 – Sudorese

A sudorese também é um sintoma bastante comum nos casos de infarto, incluindo quando ocorrem de modo silencioso. Normalmente, esse suor é frio e profuso, quer dizer, pode encharcar os lençóis e a roupa do paciente.

5 – Tosse seca

A tosse é muitas vezes confundida com uma simples gripe, alergia ou inflamação na garganta, mas ela pode sim, ser um indicativo de infarto. Isso porque a obstrução das coronárias compromete o funcionamento dos pulmões, o que pode levar leva até à tosse seca.

6 – Arritmia cardíaca

Com as crises de tosse, o infarto costuma causar palpitações e arritmia cardíaca. É aquela sensação que o seu coração está batendo rápido demais, ou descompassado – e ela também pode ocorrer semanas antes do infarto.

Por isso, ao perceber que você está com palpitações recorrentes, procure o médico cardiologista para a realização de exames e uma avaliação clínica completa.

Como prevenir o infarto sem dor?

Já que o infarto silencioso não causa dor no peito, como podemos nos prevenir? Bom, o melhor remédio para as doenças cardiovasculares é a adoção de hábitos saudáveis. Por esse motivo, tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos com regularidade, evita fumar e ingerir álcool em excesso, tenha um equilíbrio mental e, é claro, não esqueça de se consultar periodicamente com um cardiologista.

Quer saber mais sobre o infarto silencioso e outros assuntos relacionados à prevenção cardíaca? Acompanhe as minhas redes sociais, Facebook e Instagram, e conheça mais algumas dicas para identificar um infarto sem dor!