Home > Blog > Dra. Cristina Silveira apresenta mudanças de hábito para combater as doenças cardiovasculares

| Cardiologia geral

Já não é de hoje que a medicina trata sobre a importância de manter hábitos saudáveis para prevenir doenças do coração. Só para termos uma ideia: as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito em todo o mundo – por isso, não podemos descuidar mesmo da nossa saúde.

Como cardio-oncologista, gosto de dar algumas dicas para todos os meus pacientes, pois a maioria dos problemas cardiovasculares podem ser evitados, com base na abordagem comportamental preventiva. Em outras palavras, com algumas atitudes bem simples do dia a dia, dá para evitar essas doenças.

E o quanto antes investirmos nisso, melhor!

Afinal de contas, cuidar da saúde deve ser a nossa prioridade.

Então, acompanhe a leitura para conferir essas dicas que separei aqui e ter uma excelente qualidade de vida.

Mantenha uma dieta saudável

A alimentação é o primeiro passo para uma mudança de hábitos. De acordo com alguns estudos na área de cardio-oncologia, bem como de outros segmentos da saúde, houve uma mudança repentina na dieta dos brasileiros.

Hoje, há um consumo maior de alimentos com excesso de calorias provenientes de açúcares livres e gorduras saturadas. Ao mesmo tempo, as pessoas estão comendo menos frutas, legumes e verduras.

O excesso de açúcar, sódio e gordura no sangue é um grande fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Tanto que a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, dizem que a prevenção desses problemas depende de uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes.

Como cardio-oncologista, sempre recomendo que meus pacientes busquem ajuda nutricional, para melhor orientação do que pode ser incluído na dieta (tanto para prevenir doenças quanto para melhorar os resultados do tratamento).

Por isso, está na hora de incluir mais frutas, legumes e verduras na sua alimentação, dar preferência para alimentos naturais e orgânicos, comer porções adequadas ao seu corpo e, se possível, diminuir o consumo de açúcar e gordura.

Pratique exercícios físicos

Você costuma praticar exercícios físicos regularmente? Se ainda não, está na hora de mudar esse hábito e ter uma vida mais saudável!

Os exercícios físicos não somente reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, mas também contribuem com a melhoria da qualidade de vida. Entre os benefícios da atividade físicas, destacam-se:

• redução da pressão arterial e do colesterol;
  • melhora na qualidade do sono;
  • melhora do sistema imunológico;
  • manutenção do peso saudável;
  • ajuda a controlar o estresse e ansiedade.

O exercício deve ser adaptado para o seu corpo e objetivo. Nada de começar a atividade em um alto nível, porque você pode correr o risco de lesionar alguma parte do corpo, ou até comprometer a sua saúde.

Indico sempre REALIZAR UMA AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA ANTES DE INICIAR A PRÁTICA, PARA ver se você está liberado para a prática de exercícios físicos e em qual intensidade.

Beba água

Pode parecer besteira, mas o consumo de água ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares, além de melhorar todo o organismo e o funcionamento dos órgãos.

A recomendação médica é que uma pessoa saudável faça a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Isso pode variar dependendo do peso e necessidades individuais, mas o que não pode é esquecer de se hidratar – ainda mais nos dias de muito calor!

Não fume

Sabia que se você ficar dois anos sem fumar, o risco de doença arterial coronariana é reduzido quase pela metade?

Pois é, o tabagismo é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, além de aumentar a chance do desenvolvimento de câncer no pulmão, garganta e boca.

Segundo dados do Vigitel/2019, cerca de 9,8% da população brasileira fuma, com maior predominância entre os homens (12,3%) do que em mulheres (7,7%).

Apesar de o percentual ter diminuído muito em relação aos últimos anos, ainda é preciso conscientizar a população o quanto é prejudicial fumar.

Então, se você quer mesmo adotar novas mudanças de hábitos para ter uma vida mais saudável, está na hora de jogar o cigarro fora.

Essa é uma recomendação não só como CARDIOLOGISTA- é consenso entre os médicos que fumar faz mal. Por isso, comece logo a tratar esse vício, e se precisar de ajuda, conte comigo.

Quer saber mais dicas de mudanças de hábito? Nas minhas redes sociais de cardiologista tem muito conteúdo sobre o assunto!

Me siga no Instagram e no Facebook para mais novidades.