Home > Blog > Quando consultar um cardiologista?

Quando consultar um cardiologista?

| Cardiologia geral

O trabalho do cardiologista consiste na avaliação e tratamento de doenças do coração, como hipertensão arterial, disfunções nos batimentos cardíacos, entre outros problemas que podem afetar o funcionamento saudável do órgão.

No entanto, não há um momento específico para consultar um cardiologista, já que muitos fatores podem contribuir para a realização da consulta. No entanto, se você faz parte do grupo de risco ou tem um histórico familiar de doenças no coração, o ideal é fazer um check-up periodicamente.

No artigo de hoje, saiba quando consultar um cardiologista, quais são os sintomas normalmente associados com problemas do coração e, além disso, veja como encontrar o cardiologista Florianópolis!

Tem uma hora certa para consultar um cardiologista?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração causam cerca de 7,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Só no Brasil, cerca de 30% da população sofre de pressão alta.

Por esse motivo, encontrar um cardiologista é fundamental para fazer o check-up cardíaco, justamente para o diagnóstico precoce de doenças do coração e a orientação de tratamentos específicos, diminuindo os riscos de agravamento das enfermidades.

Normalmente, a recomendação é iniciar a primeira avaliação com cardiologista Florianópolis aos 40 anos para homens, e para as mulheres, depois dos 45. No entanto, caso o paciente tenha algum fator de risco associado, a consulta deve ocorrer aos 30 e 40 anos, respectivamente.

Segundo um levantamento realizado pelo Centro de Referência da Saúde do Homem em São Paulo, cerca de 60% dos pacientes que vão se consultar com um cardiologista já apresentam sintomas de um estágio avançado da doença.

Além disso, o número de homens que realiza check-up cardíaco preventivo é 30% menor em comparação às mulheres.

Isso mostra o quão importante é conscientizar às pessoas sobre a necessidade de exames preventivos e visitas ao cardiologista. Afinal de contas, quanto mais cedo é o tratamento, maiores são as chances de cura e prevenção para evitar o agravamento da doença.

Quais são os fatores de risco?

Os fatores de risco normalmente associados às doenças cardíacas são:

• consumo excessivo de sódio, álcool e alimentos industrializados;
  • tabagismo ou vício em drogas;
  • sedentarismo;
  • colesterol elevado;
  • altos níveis de estresse;
  • histórico familiar.
  •

Com exceção do histórico familiar, os demais fatores de risco são mutáveis, isto é, podem ser alterados conforme o estilo de vida. No entanto, é fundamental marcar uma consulta com cardiologista, para avaliar quais mudanças são necessárias, conforme as suas condições de saúde.

E quando apresentar sintomas de doenças cardiovasculares?

Essa é uma dúvida muito comum quando se procura um cardiologista EM Florianópolis, ainda mais porque grande parte da população só procura um médico a partir do momento de manifestações dos sintomas.

Entretanto, algumas doenças cardíacas, como a hipertensão arterial, são silenciosas. Por esse motivo, é importante realizar consultas preventivas, pois o surgimento de sintomas já pode estar associado com um grau mais avançado da enfermidade.

Sendo assim, caso você apresente alguns dos sintomas abaixo, procure um cardiologista o quanto antes.

• Cansaço ou falta de ar mesmo em repouso
  • Necessidade de dormir com a cabeça elevada
  • Inchaço incomum nos pés e tornozelo
  • Arritmia cardíaca
  • Pele pálida ou azulada
  • Dores no peito
  • Desmaios sem explicação
  • Dor de cabeça frequente
  • Visão embaçada

Esses sintomas podem ou não estar associados às doenças no coração. Porém, a constatação deve ser feita por um cardiologista Florianópolis o quanto antes.

Crianças e adolescentes também precisam se consultar?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 10% a 35% das crianças e adolescentes no Brasil apresentam níveis altos de colesterol e triglicerídeos, que estão associados ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Quando for este o caso, é necessário procurar um cardiologista infantil para o tratamento dessas condições. O mesmo é válido para crianças e adolescentes que já nasceram com algum problema cardíaco ou disfunção.

Entre em contato comigo para agendar a sua consulta e realizar uma consulta individual com cardiologista Florianópolis.