Home > Blog > Mulheres e saúde do coração: cuidados e desafios

Mulheres e saúde do coração: cuidados e desafios

| Cardiologia da mulher
mulheres-e-saude-do-coracao-cuidados-e-desafios

coração da mulher necessita de uma atenção especial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares causam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares já ultrapassam as estatísticas do câncer de mama e de útero, sendo responsáveis por mais de um terço das mortes em todo o mundo, atingindo 23 mil mulheres por dia.

Só no Brasil, as cardiopatias representam 30% das causas de morte, sendo o maior índice da América Latina. Por esse motivo, os cuidados com o coração da mulher devem ser ampliados, especialmente com medidas preventivas de saúde.

A seguir, conheça mais sobre a saúde do coração das mulheres, os principais cuidados e desafios. Afinal, é preciso lembrar que #mulherestambéminfantam!

Quais são os principais problemas do coração da mulher?

As doenças do coração da mulher podem apresentar diferentes manifestações e sintomas, visto que o órgão apresenta algumas particularidades em comparação ao masculino.

coração da mulher é ligeiramente menor, pesa menos visto que a superfície corpórea feminina também tende a ser menor do que a dos homens. Isso faz com que a circulação coronariana também seja diferente, já que as artérias são mais estreitas.

A presença do estrogênio, hormônio feminino, também diminui a pressão sanguínea. Por isso, durante a menopausa, os riscos das doenças cardiovasculares aumentam, já que o coração perde uma proteção natural – o que pode levar ao infarto. Importante salientar que não se deve usar reposição hormonal no intuito de proteger o coração. Ao contrário, pode ser contra-indicado em pacientes com problemas cardíacos mais graves.

Além disso, as mulheres são mais propensas a sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) em comparação com os homens.

Há uma percepção errada de que algumas doenças cardiovasculares não atingem as mulheres. Por isso, o diagnóstico pode ser tardio, o que dificulta o tratamento e os cuidados preventivos.

Muitas vezes a própria mulher não valoriza o seu sintoma, e acaba atrasando o seu diagnóstico e isso acarreta em um pior prognóstico em casos de doenças agudas e que precisam de atendimento de urgência como infarto e AVC.

E nem estamos contando o estresse: a rotina cada vez mais turbulenta das mulheres, sem contar que continuamos acumulando tarefas, também pode sobrecarregar o coração.

Como cuidar do coração da mulher?

Os cuidados com o coração da mulher envolvem iniciativas preventivas, que visam proteger a saúde e a qualidade de vida. A simples mudança de hábitos pode ajudar muito nesse quesito, além de manter a frequência de consultas e não negligenciar a importância do cardiologista.

Sendo assim, entre os principais cuidados que as mulheres devem tomar são:

• Manter uma alimentação saudável e equilibrada.
  • Praticar atividades físicas regulares.
  • Evitar situações de estresse e ansiedade.
  • Fazer acompanhamento médico regular.

Também é importante que as mulheres tenham conhecimento sobre os seus riscos individuais que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por exemplo, o histórico familiar, o abuso de álcool, drogas e cigarros, bem como as condições de colesterol e níveis de glicose no sangue.

Importante ressaltar que a combinação do uso de anticoncepcionais orais e cigarros pode ser uma verdadeira “bomba-relógio” para o coração da mulher. Afinal de contas, o cigarro por si só já é nocivo à saúde e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, quando associado aos contraceptivos pode causar inúmeras complicações, incluindo a trombose.

Por isso, se você se encaixa nesse perfil, precisa redobrar os cuidados com a sua saúde.

Como fica o coração da mulher na gravidez?

Durante a gravidez, os cuidados com o coração da mulher devem ser redobrados. Neste período, o coração trabalha 60% a mais do que o normal, por causa do aumento do volume sanguíneo. Com isso, todo o sistema circulatório acaba sofrendo com uma sobrecarga maior.

Algumas alterações hipertensivas na gestação podem causar sérios danos, aumentando o risco de morbidade e mortalidade materna, fetal e perinatal. Por esse motivo, o acompanhamento cardiológico na gravidez é fundamental para um pré-natal saudável e seguro.

O coração da mulher precisa ser bem cuidado!

Os cuidados com o coração da mulher são inúmeros e engana-se quem pensa que só os homens sofrem com as doenças cardiovasculares. É preciso romper essa visão e ficar de olho na sua saúde, antes mesmo da menopausa.

Quer conhecer mais sobre o meu trabalho e como eu cuido do seu coração? Entre em contato comigo e esclareça suas dúvidas!