Home > Blog > 5 dicas para cuidar do coração na gravidez

5 dicas para cuidar do coração na gravidez

| Cardiologia da mulher

Todo mundo já deve ter ouvido a expressão “coração de mãe sempre cabe mais um”. Isso fala muito sobre o carinho que as mães têm com os bebês, de uma forma amorosa. Mas, não se pode esquecer que o coração na gravidez também precisa de cuidados, ainda mais porque todo o corpo da mãe passa por inúmeras transformações.

Durante a gestação, o coração trabalha 60% a mais do que o normal, aumentando o volume sanguíneo. Dessa forma, todo o sistema circulatório acaba sofrendo com uma sobrecarga maior e precisa estar em condições para aguentar tudo isso.

Para as mulheres que já têm condições cardíacas anteriores, os cuidados devem ser ainda maiores, para não sofrer com os riscos de pré-eclâmpsia e outros problemas associados à elevação da pressão arterial.

pois a gravidez pode levar à descompensação da doença cardíaca

Estima-se que quase 76 mil mães e 500 mil bebês em todo o mundo, percam suas vidas por conta da pré-eclâmpsia e dos distúrbios relacionados ao coração na gravidez. Na América Latina, os problemas cardiovasculares são a cauda de 25% das mortes maternas.

Geralmente, a pré-eclâmpsia ocorre a partir da 20.ª semana de gravidez, elevando a pressão arterial das grávidas a níveis acima de 140/90 mmHg.

Considerando todo esse contexto, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas para cuidar do coração na gravidez, para garantir a saúde das mães e bebês. Acompanhe a leitura!

1 – Controle o ganho de peso

É natural que toda a mulher ganhe uns quilos a mais durante a gestação. Afinal de contas, é preciso considerar não só o peso da criança, mas o inchaço do corpo, o aumento da placenta, a produção de leite, entre outras coisas.

Por essa razão, é importante que a grávida tenha um bom acompanhamento pré-natal, envolvendo uma equipe multidisciplinar de ginecologista, cardiologista e nutricionista.

2 – Faça atividades físicas moderadas

É importante quebrar o estigma de que grávidas não podem fazer nada. Claro que cada gravidez é um caso, sendo possível que em algumas situações de risco, a recomendação seja de repouso absoluto.

Porém, a recomendação geral é que a gestante faça, no mínimo, 30 minutos de exercícios diários, com atividades de baixo impacto (caminhadas, hidroginástica, entre outros). Se for possível, é ideal começar a atividade física antes mesmo da gestação, nesse caso será muito mais fácil se manter ativa na gravidez.

3 – Não use substâncias que aumentam o ritmo cardíaco

Durante a gestação, não é recomendável que a grávida NÃO use qualquer substância que possa aumentar o ritmo do coração na gravidez. Isso vale para termogênicos, cafeína, álcool e tabaco (inclusive, esses últimos podem causar muitos problemas ao bebê).

Esses produtos aumentam o risco de taquicardia – em um coração já sobrecarregado, pode ser extremamente perigoso.

4 – Evite situações de estresse e ansiedade

Quando estamos grávidas, é comum ficarmos ansiosas para conhecer a carinha do bebê, além de naturalmente ficarmos preocupadas com o futuro. Em conjunto com o coração na gravidez acelerado, isso pode ser um problema e tanto!

Por esse motivo, a recomendação é evitar situações de estresse e ansiedade. Se possível, faça alguns exercícios de controle de respiração, bem como atividades que possam ajudar a controlar as emoções, como meditação.

5 – Mantenha uma dieta saudável

Essa recomendação é válida não só para as mães, mas para todos. A nossa alimentação é a grande responsável pelo desenvolvimento e controle de várias doenças, incluindo os problemas cardiovasculares.

Sendo assim, as mamães devem optar por uma dieta saudável, rica em nutrientes para garantir também a alimentação do bebê, mas equilibrada, com boas porções de legumes, verduras e frutas.

É importante evitar alimentos muito gordurosos e industrializados. Além de não fazer bem para o bebê, eles podem contribuir com o aumento da pressão arterial, com riscos de causar problemas do coração na gravidez.

Por conta disso, é importante sempre contar com a presença de um nutricionista, pois o profissional irá orientar com clareza todos os alimentos necessários para garantir a saúde do bebê e da mãe.

Quer saber mais sobre os cuidados com o coração na gravidez? Acompanhe as minhas redes sociais, o Instagram e o Facebook, e fique por dentro dos conteúdos!

pois a gravidez pode levar à descompensação da doença cardíaca

Geralmente, a pré-eclâmpsia ocorre a paritir da 20.ª semana de gravidez, elevando a pressão arterial das grávidas a níveis acima de 140/90 mmHg.

1 – Controle o ganho de peso

TIRAR No entanto, a recomendação é que as mães tentem controlar o ganho de peso, em uma média de até 10 kg, A recomendação para ganho de peso na gestação leva em consideração o peso da paciente anterior à gestação, no caso das pacientes com sobrepeso ou obesidade o cuidado deve ser ainda maior. Um peso muito acima do recomendado pode contribuir para a sobrecarga do coração na gravidez, fazendo com que o órgão tenha que trabalhar ainda mais.

2 – Faça atividades físicas moderadas

Porém, a recomendação geral é que a gestante faça, no mínimo, 30 minutos de exercícios diários, com atividades de baixo impacto (caminhadas, hidroginástica, bicicleta ergométrica TIRAR, entre outros). Se for possível, é ideal começar a atividade física antes mesmo da gestação, nesse caso será muito mais fácil se manter ativa na gravidez.

3 – Não use substâncias que aumentam o ritmo cardíaco

4 – Evite situações de estresse e ansiedade