Home > Blog > Vinho e o coração – uma boa combinação!?

Vinho e o coração – uma boa combinação!?

É comum ouvir que o Vinho faz bem para o coração e que uma taça por dia é considerado saudável, esse conceito surgiu na década de 70, após um estudo científico que indicava os benefícios do Resveratrol e das propriedades antioxidantes da bebida.

Os estudos mostram que sim existe uma relação entre o Resveratrol que atua na redução do colesterol ruim e aumentando o colesterol bom o que diminui a agregação plaquetária no sangue, contribuindo para melhorar a função vascular. Ainda, na semente da uva do vinho tinto existem compostos que possuem as propriedades oxidantes, anti inflamatórias e anticancerígenas (os polinefóis).

Desta forma o consumo MODERADO de vinho pode ser benéfico sim para a saúde, porém o que você pode considerar que é um consumo moderado pode ser na verdade exagerado. Então vamos lá, o que seria recomendado: 1 taça 150ml para mulheres e 1 taça de 300ml para homens. Afinal, a ingestão de bebidas alcoolicas em excesso é nociva à saúde e se constitui em uma das causas de doenças cardiovasculares.

Lembre-se de fazer atividade física regular e seguir uma alimentação balanceada, assim você pode apreciar sua taça de vinho com moderação, evitando problemas cardiovasculares e mantendo um estilo de vida saudável!

Acompanhe o meu Facebook e Instagram para mais conteúdos!