Home > Blog > Cuidados com a saúde no frio

Cuidados com a saúde no frio

| Sem categoria

Com a chegada do frio é preciso lembrar que a nossa saúde pode sofrer grandes influências por razão da queda de temperatura, da umidade, dos ventos, entre outros. E não são apenas as doenças comuns da época, como gripes e resfriados, que podem nos afetar, as doenças cardiovasculares também costumam ter uma incidência maior em baixas temperaturas.

O frio pode aumentar em 30% os riscos de infarto e de Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O que acontece é que em temperaturas muito baixas o funcionamento do organismo sobrecarrega o sistema cardiovascular e exige um trabalho a mais para conseguir manter o equilíbrio térmico do nosso corpo. Isso acontece pois quando estamos em temperaturas mais frias o corpo entra em vasoconstrição (quando os vasos sanguíneos se contraem), reduzindo o espaço para o sangue circular nas nossas artérias e com isso podendo ocorrer uma elevação da pressão arterial.

Pessoas com predisposição para doenças do coração devem ter uma atenção ainda mais especial nessa época do ano, principalmente aqueles que possuem doença das coronárias. Pois neste caso a passagem de sangue já está parcialmente bloqueada por placas de aterosclerose e no então no frio essa condição pode piorar, aumentando o risco de Infarto.

Por isso resolvi separar algumas dicas de cuidados essenciais para o inverno:

– Mantenha seu corpo aquecido: principalmente nas extremidades – pés e mãos – e o pescoço sempre bom colocar um cachecol se a sua blusa não tiver gola mais altinha. Pois aquecendo o corpo é possível aumentar a circulação local e possibilitar um melhor cenário de trabalho para o organismo.
– Siga cuidando sua alimentação: no frio é comum as pessoas optarem por alimentos mais pesados e ricos em gorduras e ainda, tendem a diminuir ou parar totalmente as atividades físicas. E essa combinação pode ser um grande risco para sua saúde. Lembre-se de manter uma dieta equilibrada.
– Previna-se das doenças virais: elas também são um perigo para o coração, podendo aumentar as inflamações e levar o organismo a uma necessidade de defesa. Cuide da sua imunidade, tomando bastante água, dormindo bem e consumindo as vitaminas necessárias para manter o seu corpo saudável.

Indico que os idosos tenham uma atenção ainda maior, pois o coração deles costuma ser mais delicado, normalmente já fazem algum tipo de tratamento contra doenças cardiovasculares e também precisam cuidar de seus hábitos. Para estes eu indico evitar a exposição ao frio intenso, para fazer exercícios ao ar livre o ideal seria somente nas horas mais quentes do dia.

Mas lembre-se: não importa se está frio ou calor, é necessário manter os hábitos saudáveis em qualquer que seja a estação ou temperatura. E mesmo com todos os cuidados, é importante manter o acompanhamento clínico de forma periódica a fim de manter a saúde em dia e controlar qualquer fator de risco que possa gerar futuras complicações.

Dra. Cristina Silveira
CRM 20996 SC RQE 12315

Cardiologista pela SBC, com atuação em Florianópolis, realiza acompanhamento à saúde do coração para mulheres, idosos e pacientes com câncer além de diagnósticos cardiológicos preventivos e pré-operatórios.