Home > Blog > Quando começar uma avaliação cardiológica?!

Quando começar uma avaliação cardiológica?!

Algumas condições são consideradas fatores de risco para seu coração e é extremamente indicadas que você busque uma avaliação cardiológica caso tenha alguma dessas condições. São elas:

• hipertensão
  • diabetes
  • obesidade
  • tabagismo
  • consumo excessivo de álcool
  • sedentarismo
  • história familiar de doença cardiovascular

Além dos itens citados acima sempre que você identificar algum sintoma que possa estar relacionado ao coração, é importante buscar atendimento. Alguns exemplos: dor no peito (ou qualquer dor envolvendo desde a mandíbula até a parte superior do abdômen), cansaço excessivo, falta de ar, palpitações e arritmias.

Uma avaliação do coração também é necessária quando você pretende iniciar a prática de exercícios físicos ou então se precisa se submeter a um procedimento cirúrgico. Além disso, alguns tratamentos também precisão de avaliação cardiológica, como por exemplo a quimioterapia e a radioterapia (quando aplicada na região do tórax). Em alguns casos é necessário acompanhar também durante ou mesmo após finalizado o tratamento oncológico.

Caso você não tenha fatores de risco ou algum sinal de alerta, recomenda-se que os homens realizem o primeiro check-up cardíaco ao completar 40 anos e as mulheres aos 45.⠀Mas o que temos visto, na prática, é que as doenças cardíacas tem atingido as pessoas cada vez mais cedo.

Por isso, lembre-se que algumas vezes as patologias do coração podem evoluir de forma silenciosa e se manifestar inesperadamente. Dessa forma, não espere algum sinal aparecer para você buscar auxílio médico. A realização periódica da avaliação cardiovascular, com um intervalo mínimo de 1 ano, pode contribuir para uma vida mais saudável e longa.

Cuidar do seu coração é uma tarefa que deve ser realizada por você, praticando bons hábitos, e sempre com o acompanhamento do seu cardiologista.⠀