Home > Blog > Qual a pressão arterial normal e como saber se você tem pressão alta?

Qual a pressão arterial normal e como saber se você tem pressão alta?

A hipertensão é uma doença silenciosa e atualmente muito prevalente na população brasileira. É cada vez mais frequente o diagnóstico de hipertensão em idade precoce, e até mesmo em crianças.

Especialmente nesses pacientes mais jovens é preciso pesquisar quais são as causas secundárias, ou seja, doenças que causam hipertensão, pois quando tratamos a doença resolvemos o problema. Porém, a hipertensão secundária é responsável por somente 2% dos casos. A grande maioria dos pacientes tem o que chamamos de hipertensão essencial.

É importante também diferenciar aqueles pacientes que apresentam pressão alta somente no consultório e em casa tem a sua pressão normal, esse é a famosa hipertensão do Avental Branco, e na maioria dos casos, não requer tratamento.

E qual o valor de pressão considerada normal?

Consideramos normal a pressão 120x80mmHg (12 por 8) ou menos.bNo consultório, é considerado normal a pressão de 130x85mmHg . Valores acima dessas referências devem ser investigados.

A hipertensão arterial é uma doença crônica, e é possível ter uma vida completamente normal, porém é uma condição que leva a aumento do risco de eventos cardiovasculares como infarto e o AVC. Por ser assintomática, exige que o paciente tenha maiores cuidados, como realizar as avaliações médicas regulares.

O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração o estilo de vida, outras doenças que o paciente apresenta e também a ocorrência de efeitos colaterais.

Tentamos sempre otimizar para que o paciente consiga um bom controle, tomando remédios apenas 1 vez ao dia, pois isso aumenta a adesão ao tratamento. Hoje em dia temos uma vasta gama de opções para permitir ao paciente o maior conforto possível na posologia da medicação.

E sem esquecer que as mudanças do estilo de vida, atividade física REGULAR e uma alimentação equilibrada são fundamentais para o controle da hipertensão.

Se você tem alguma dúvida ou precisa de uma consulta, entre em contato comigo. Vai ser um prazer atender você!