Home > Blog > Jovens também enfartam

Jovens também enfartam

Segundo pesquisas do Ministério da Saúde a cada dois minutos morre uma pessoa devido a uma doença cardiovascular e a incidência nas pessoas mais jovens vem aumentando consideravelmente. Essa informação desmistifica a ideia de que somente idosos ou pessoas com idade mais avançada correm esse tipo de risco e nos faz lembrar que o mundo moderno e o estilo de vida atual contam, e muito! O aspecto mais agravante é que, na população jovem, o infarto miocárdico PODE ser fulminante, ou seja, levar à morte nas primeiras horas, sem possibilidade de tratamento adequado.

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, consiste na morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Sua principal causa é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção abrupta do fluxo sanguíneo. Ele pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo de qual artéria foi obstruída. Em casos raros, o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo de sangue ou por formação de um coágulo que se aloja no interior dos vasos, obstruindo a passagem do sangue.*

A situação fica ainda mais delicada, pois, poucas pessoas sabem reconhecer os sintomas de um infarto – cerca de 2% dos brasileiros. Porém com os idosos, quando surge algum sintoma, existe uma tendência de procurar um médico mais rapidamente. Os sintomas de infarto podem ser negligenciados em pacientes jovens porque tendemos a não pensar em doenças mais graves nessa população.

Os fatores de risco para o infarto antes dos 40 anos estão ligados ao estilo de vida: sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial e diabetes formam o pacote dos principais fatores causadores da doença. Mas é importante salientar que, mesmo na ausência desses fatores de risco, qualquer desconforto torácico deve ser investigado.

Os sintomas de um ataque cardíaco podem ser diferentes daqueles que aparecem nos mais velhos: como dor no peito irradiando para os braços, sudorese fria, mal estar, náuseas e vômitos. Mas o mais importante nestes casos de infarto é o tempo que levará do início dos sinais até a desobstrução da artéria, pois quanto maior for o intervalo, maiores também serão as chances de haver sequelas, então o melhor é sempre procurar atendimento imediato.

Além disso, é fundamental destacar a importância dos cuidados preventivos para manter a saúde do coração sempre em dia. Eu recomendo que você fique atento à sua saúde, tenha acompanhamento médico mesmo que não tenha nenhum sintoma, no sentido de prevenir doenças e busque um estilo de vida equilibrado

– Praticar atividade física;

– Ter boa qualidade de sono;

– Evitar o estresse no trabalho ou dia-a-dia;

– Manter os índices de colesterol e a pressão arterial sob controle;

– Abandonar hábitos prejudiciais, como excesso de bebidas alcoólicas e cigarro.

Entre em contato com a minha equipe e agende sua visita . Estarei à espera para cuidar da sua saúde! Até breve.

*fonte: Ataque cardíaco (infarto). Portal Ministério da Saúde.