Home > Blog > Hábitos para uma vida saudável

Hábitos para uma vida saudável

Quando seu coração não recebe os cuidados necessários, podem surgir problemas sérios no revestimento das artérias, como, por exemplo, o aparecimento de placas de colesterol. Essas mesmas placas, muitas vezes, são a causa de ataques cardíacos, já que elas bloqueiam o fluxo sanguíneo nas artérias.

Segundo relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) realizado em 2017 (atualizado em 2018), em conjunto com a OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo e foram responsáveis por um terço delas. Esses óbitos se referem a diversas alterações no coração e nos vasos sanguíneos, que afetam pessoas em diferentes faixas etárias.

Por isso, é fundamental entender as várias condições que podem piorar a saúde do coração, para fazer uma prevenção efetiva e mantê-las sob controle.

❤Tenha uma alimentação equilibrada;

Os benefícios de uma boa alimentação já são conhecidos pela maioria das pessoas e os principais aspectos que devem ser observados se referem à menor ingestão de sal e de gordura. Esses são os grandes vilões que comprometem a saúde em geral e podem levar a doenças graves.

❤ Faça exercícios físicos regulares;

prática de atividades físicas melhora a saúde do coração e os vasos sanguíneos. Também ajuda na diminuição da glicose, risco de trombose e reduz a inflamação no sangue. O ideal é destinar cerca de 30 a 40 minutos por dia para a realização de atividades físicas, em ritmo moderado.

❤ Durma bem e evite estresses;

Um bom descanso ajuda em muitos aspetcos. Quanto ao estresse, sabemos que nem sempre é fácil controlar as situações de nervosismo e tensão. Mas, quando esfriamos a cabeça, percebemos que ficar nervoso não resolve nenhum problema. Ao contrário, contribui para danificar o sistema circulatório.

❤ Evite abusar do álcool e não fume;

além de causar problemas respiratórios e oncológicos, o cigarro também é um dos responsáveis por potencializar os riscos de doenças no coração. Ao deixar de fumar, a pessoa reduz pela metade o risco de morrer do coração e, em dez anos, se iguala aos não-fumantes.

Quanto a bebida: O efeito tóxico da bebida pode atingir o coração e, com o passar do tempo, dificultar a atividade de algumas enzimas nas células cardíacas, deixando o músculo cardíaco fraco e flácido: a chamada cardiomiopatia alcoólica.

❤ Visite seu médico e faça check-ups regulares – assim você conhece o seu coração e, caso tenha alterações, você poderá iniciar um tratamento precocemente.

Doenças cardiovasculares podem ser evitadas e, para isso, é muito importante desenvolver certas mudanças nos hábitos, buscando um estilo de vida mais tranquilo e fazendo consultas e exames para manter o coração em dia. Por isso, converse com seu cardiologista, realize os exames preventivos e não se esqueça: só as mudanças em suas atitudes podem contribuir para uma melhor qualidade de vida e saúde.