Além do Sars-CoV-2, outro vírus que está gerando preocupação é o Influenza H3N2, um subtipo do influenza, o vírus da gripe. O número de pessoas com sintomas de gripe procurando por pronto atendimento em todo Brasil aumentou. E o causador de diversos desses casos de síndrome gripal tem sido identificado como este vírus, o H3N2.
Mas afinal, o que é o H3N2?
O vírus influenza tem três tipos que circulam na população humana (A, B e C), e o H3N2 é uma nova cepa do subtipo A. Esse é o mais comum e propício a causar epidemias sazonais de gripe e é dividido em subtipos, como H1N1 e H3N2.
O vírus tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno. É facilmente transmitido de pessoa para pessoa, semelhante a como ocorre com o COVID: através de gotículas expelidas pela fala, espirro ou tosse
A nova gripe causada pelo H3N2 provoca sintomas bem conhecidos, parecidos com o de uma gripe comum:
- tosse
- coriza
- garganta inflamada
- febre alta com início agudo
- dores de cabeça
- dores no corpo e fraqueza.
- Em alguns casos pode haver vômito e diarréia.
A doença apresenta mais risco para portadores de doenças crônicas, como as doenças cardíacas.
Saiba diferenciar Influenza ou Covid-19:
A priori, os sintomas de gripe e Covid são muito similares. Porém, no caso da influenza, os sintomas são mais intensos nas primeiras 48 horas, enquanto que na Covid o mesmo ocorre somente a partir do 5º ou 6º dia. Na dúvida, é recomendado fazer o teste para confirmar o diagnóstico.
E como sempre falo, prevenir é sempre o melhor remédio. Nesse momento em que estamos passando prevenir será a melhor atitude para se evitar o contágio, assim como acontece com qualquer outro vírus. Lembre sempre de como se proteger**:**
- Utilize máscara
- Evite aglomerações
- Higienize as mãos com frequência
- Àlcool em gel sempre por perto
- Mantenha os ambientes arejados (com ventilação)
Vamos manter os cuidados e medidas de segurança para juntos atravessarmos mais essa!