Home > Blog > H3N2 entenda melhor sobre esse novo vírus

H3N2 entenda melhor sobre esse novo vírus

Além do Sars-CoV-2, outro vírus que está gerando preocupação é o Influenza H3N2, um subtipo do influenza, o vírus da gripe. O número de pessoas com sintomas de gripe procurando por pronto atendimento em todo Brasil aumentou. E o causador de diversos desses casos de síndrome gripal tem sido identificado como este vírus, o H3N2.

Mas afinal, o que é o H3N2?

O vírus influenza tem três tipos que circulam na população humana (A, B e C), e o H3N2 é uma nova cepa do subtipo A. Esse é o mais comum e propício a causar epidemias sazonais de gripe e é dividido em subtipos, como H1N1 e H3N2.

O vírus tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno. É facilmente transmitido de pessoa para pessoa, semelhante a como ocorre com o COVID: através de gotículas expelidas pela fala, espirro ou tosse

A nova gripe causada pelo H3N2 provoca sintomas bem conhecidos, parecidos com o de uma gripe comum:

• tosse
  • coriza
  • garganta inflamada
  • febre alta com início agudo
  • dores de cabeça
  • dores no corpo e fraqueza.
  • Em alguns casos pode haver vômito e diarréia.

A doença apresenta mais risco para portadores de doenças crônicas, como as doenças cardíacas.

Saiba diferenciar Influenza ou Covid-19:

A priori, os sintomas de gripe e Covid são muito similares. Porém, no caso da influenza, os sintomas são mais intensos nas primeiras 48 horas, enquanto que na Covid o mesmo ocorre somente a partir do 5º ou 6º dia. Na dúvida, é recomendado fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

E como sempre falo, prevenir é sempre o melhor remédio. Nesse momento em que estamos passando prevenir será a melhor atitude para se evitar o contágio, assim como acontece com qualquer outro vírus. Lembre sempre de como se proteger**:**

• Utilize máscara
  • Evite aglomerações
  • Higienize as mãos com frequência
  • Àlcool em gel sempre por perto
  • Mantenha os ambientes arejados (com ventilação)

Vamos manter os cuidados e medidas de segurança para juntos atravessarmos mais essa!