Home > Blog > Cateterismo cardíaco: como é realizado e quem deve fazer

Cateterismo cardíaco: como é realizado e quem deve fazer

| Cardiologia geral Sem categoria

cateterismo cardíaco, também chamado de cinecoronariografia, angiografia coronária ou Estudo Hemodinâmico, consiste em um exame minimamente invasivo, que pode ser realizado de forma eletiva, ou seja, o paciente vem de sua casa até o hospital para realizar o exame. Também pode ser realizado em caráter de urgência em casos de doenças agudas como infarto agudo do miocárdio.

O principal objetivo do exame é avaliar a presença de obstruções das artérias coronárias, bem como outras condições que podem afetar o sistema cardíaco do paciente.

Após o diagnóstico e avaliação da gravidade das obstruções coronárias, podemos optar pelo tratamento clínico (com remédios), cirurgia cardíaca ou angioplastia coronariana – procedimento de tratamento, em geral, com uso de stents, realizada também através de cateter.

No artigo de hoje, conheça mais sobre o cateterismo cardíaco, como é realizado e quem deve fazer o exame. Acompanhe a leitura!

Cateterismo cardíaco: o que é e pare que serve o exame?

As artérias coronarianas são as responsáveis por nutrir o nosso coração e, por esse motivo, uma das maiores preocupações da cardiologia é manter o bom funcionamento das artérias, livres de obstrução. Afinal de contas, o acúmulo de placas de colesterol é uma das causas relacionadas ao desenvolvimento do infarto agudo do miocárdio, síndromes coronarianas e angina.

Diante desse cenário, há alguns exames que são requisitados para avaliar as condições das artérias, bem como diagnosticar e tratar, quando necessário, as obstruções coronarianas. Entre eles, destaca-se o cateterismo cardíaco, que é o exame “Padrão-ouro” para diagnóstico de lesões coronárias.

Como é feito o cateterismo cardíaco?

O cateterismo é realizado através de uma punção (não há cortes) numa artéria da região do pulso, ou da virilha. Através dessa punção é inserido um cateter que tem 2 mm de diâmetro. É realizado com uma sedação leve, e anestesia local. O exame tem duração de 15 a 20 minutos na maioria dos casos.

Utilizando um aparelho que emite Raio-X, o médico guia o cateter até a origem das artérias coronárias, onde injeta um contraste iodado, o mesmo utilizado em tomografias, por exemplo.

Observamos como o contraste passa pelas coronárias, e assim conseguimos identificar se há alguma obstrução à passagem do sangue. A partir desse diagnóstico, podemos propor a melhor forma de tratamento para o paciente.

O cateterismo cardíaco tem alguma complicação?

Precisamos reforçar que o cateterismo cardíaco é um exame invasivo, e assim como qualquer procedimento invasivo, existem riscos envolvidos.

Em geral, as complicações mais frequentes são relacionadas ao local de punção. Nos últimos anos, com a evolução do cateterismo para acesso pela artéria radial (artéria do pulso) a ocorrência de complicações relacionadas ao acesso diminuiu consideravelmente.

É necessário o uso de contraste iodado, o mesmo utilizado em tomografias. Pessoas com asma grave, ou histórico de alergia ao contraste devem realizar um preparo com medicações anti-alérgicas antes do exame. Caso você tenha alergia ao contraste, informe imediatamente ao seu médico.

Importante lembrar que não existem contra-indicações absolutas à realização do cateterismo, e que em casos de emergência como infarto agudo do miocárdio, esse procedimento pode salvar vidas. Em procedimentos eletivos sempre deve ser realizada uma avaliação minuciosa pelo cardiologista, antes do exame.

Quais são os cuidados após a realização do exame?

Em exames eletivos, terminado o procedimento, o paciente já está acordado e apto a se alimentar. É necessário um período na sala de recuperação, em geral, de 2 horas. Após esse período, o paciente é liberado para casa.

São necessários cuidados com o membro que foi puncionado, por isso pedimos que o paciente fique pelo menos 3 dias sem dirigir, ou realizar esforços com o braço, ou perna que foi puncionada. Atividades físicas não devem ser realizadas por pelo menos 7 dias após a realização do exame. 

Recomenda-se a ingesta de bastante água para eliminação do contraste que foi utilizado no exame.

Quer saber mais sobre o cateterismo cardíaco? Aqui no meu blog tem vários conteúdos sobre o assunto. Você também pode entrar em contato comigo e tirar todas as suas dúvidas!

📞 (48) 3024-5300 

📲  (48) 98821-4650

Dra. Cristina Silveira
CRM 20996 SC RQE 12315

Cardiologista pela SBC, com atuação em Florianópolis, realiza acompanhamento à saúde do coração para mulheres, idosos e pacientes com câncer além de diagnósticos cardiológicos preventivos e pré-operatórios.